A atuação empresarial na China e a (re)construção do Gênio Chinês
- Performance Líder

- 2 de ago.
- 4 min de leitura
Os saltos qualitativos de desenvolvimento passam pela inventividade humana que, quando aplicada, concretiza a maravilha da vida. Não se trata de repetir modelos ou de se adequar ao que se faz por memória, mas de promover uma ruptura criativa, construindo novidade e originalidade.
A China hoje é o maior exemplo dessa ideia aplicada a um país: fora de qualquer parâmetro teórico, seu povo se organiza como unidade de ação para, mais do que realizar um projeto de nação, (re)construir a grandeza do gênio chinês. É um povo que se sabe pertencente à perenidade da vida e, com responsabilidade e trabalho, realiza a transcendência da própria existência, para além da nação e do próprio tempo histórico.
Nesse projeto, suas empresas são instrumentos ou meios essenciais, construídas sobre a base de um planejamento econômico orientado ao mercado, com forte parceria do governo, alto valor do trabalho e incremento da responsabilidade, dentro da lógica superlativa que permeia a China em tudo, do seu território à sua mentalidade.
Na editoria Especial da 34ª edição, a Performance Líder convida o leitor a conhecer trajetórias empreendedoras chinesas a partir de quatro dos seus grandes empresários da atualidade e visualizar de que modo é possível criar uma harmonia entre pessoa, empresa e país para produzir sempre mais economia, novidade e desenvolvimento.
REN ZHENGFEI – HUAWEI
Nascido em 1944, na aldeia de Rendian, na província de Zhejiang, Zhengfei foi o primogênito em uma família de sete filhos e teve uma infância pobre, de escassez e acesso restrito inclusive à alimentação. Formou-se em Engenharia Civil no Instituto de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade de Chongqing e, após trabalhar na área, decidiu, em 1974, se alistar para o exército. Essa passagem é particularmente importante porque é no exército que ele desenvolve uma série de competências e se aproxima da área de pesquisa. Em 1987, junto com outros sócios, Zhengfei funda a Huawei, iniciando o negócio com 20 mil iuanes. Assume, em 1988, o cargo de CEO, e desde então ocupa essa cadeira no grupo. Hoje, a Huawei é uma empresa líder em soluções de tecnologia da informação e comunicação e na produção de celulares. É a maior fabricante de equipamentos para o setor de telecomunicação e maior fabricante de smartphones do mundo. A empresa conta com mais de 200 mil funcionários, opera em mais de 170 países e serve a mais de 3 bilhões de pessoas.
MA HUATENG – TENCENT
Ma Huateng, mais conhecido como Pony Ma, nasceu em Shantou, na província de Cantão, em 1971. Durante a infância e a adolescência, a família se mudou duas vezes, fixando residência em Shenzhen, quando Ma tinha 13 anos. Essa mudança é significativa porque os anos 1980 marcaram o início da transformação econômica e tecnológica da cidade, que passou a ser uma das Zonas Econômicas Especiais (ZEE) da China, em um projeto do então líder Deng Xiaoping. Ma, portanto, cresce em uma cidade em ebulição e presencia toda a virada econômica que fez Shenzhen ser conhecida, hoje, como o Vale do Silício chinês.
A Tencent é fundada em 1998, junto com um colega de universidade. A empresa ganha notoriedade no ano seguinte com o lançamento do OICQ – depois renomeado para QQ –, um serviço de troca de mensagens instantâneas baseado no ICQ. Hoje, a Tencent é uma holding com diversas subsidiárias e uma das empresas líderes em produtos e serviços de tecnologia e internet, em especial nas redes sociais e serviços de comunicação – é da Tencent o WeChat, serviço de mensagens instantâneas mais usado na China. Além disso, a empresa atua também no setor de entretenimento on-line, com foco especialmente no mercado de games . Hoje, Ma Huateng atua como CEO e presidente do Conselho da Tencent, responsável pelo planejamento, posicionamento estratégico e gestão do negócio.
DONG MINGZHU – GREE
A empresária Dong Mingzhu nasceu em Nanquim, em 1954, e era a mais nova de sete irmãos. Filha de uma típica família da classe trabalhadora chinesa, formou-se em Estatística pelo Wuhu Institute of Cadre Education e começou a sua carreira em um instituto de pesquisas químicas em Nanquim. Dong aparentava trilhar a trajetória de tantas mulheres: estava empregada, havia se casado e teve seu primeiro filho. Em 1990, aos 36 anos, sente que precisa buscar uma novidade profissional, deixa o filho com sua mãe e parte em direção a Shenzhen. Logo depois, se estabelece em Zhuhai e recomeça a vida como assistente de vendas da Haili Air Conditioning Company, que depois viria a se tornar a Gree. Dong fez carreira dentro da empresa, subindo até alcançar a presidência da companhia em 2012, aos 58 anos, após a aposentadoria do fundador, Zhu Jianghong. A relação entre Dong Mingzhu e Zhu Jianghong constitui um importante capítulo da vida da empresária, pois pode ser caracterizada como uma relação de mestre e aprendiz. Juntos, criaram a “equipe Zhu Dong”, decisiva para o processo inicial de sucesso da empresa. Com uma gestão firme, carisma e especial talento para o marketing, a empresária trabalha incessantemente para alcançar os objetivos e os ideais da empresa e do gênio chinês, alargando sua liderança em escala global.
WANG CHUANFU – BYD
Wang Chuanfu nasceu em 1966, na província de Anhui, uma região pobre da China. Tornando-se órfão cedo, foi criado pelos irmãos e irmãs mais velhos, e sua primeira via de ascensão foi o estudo: consegue ingressar no ensino superior e se forma em Química e Física Metalúrgica na Central South University of Technology. Na sequência, no ano de 1990, conclui um mestrado e começa a carreira profissional em um instituto estatal de pesquisa. Em 1995, após cinco anos de atividades como pesquisador e gestor público, decide empreender e funda, com um primo, a BYD – acrônimo para Build Your Dreams (“construa seus sonhos”, em tradução literal). A empresa nasce como uma fabricante de baterias recarregáveis, de olho na crescente produção de eletrônicos – em especial os celulares – que demandavam esse componente. A BYD alcança sucesso e se torna uma das principais fornecedoras de fabricantes chinesas, mas faz também comércio com outras empresas ao redor do mundo. Wang Chuanfu e seu projeto empresarial demonstram como slogans chineses servem para guiar seu povo e mudar concretamente a história.
Baixe o Aplicativo Performance Líder:
📲Apple Store: https://apple.co/3299X4q
📲 Play Store: https://bit.ly/2Qd7uA9
Acompanhe o Instagram da Performance Líder!
🤳🏻Instagram: https://bit.ly/30ePieu




































Comentários